terça-feira, 24 de agosto de 2010

Manchester City 3x0 Liverpool: Será que o City chega lá?

Apesar dos investimentos gigantescos, o máximo que o Manchester City tinha conseguido foi um quinto lugar na temporada passada, quando perderam a vaga na Champions League ao serem derrotados pelo Tottenham a um jogo do fim do campeonato. Este ano as contratações foram ainda maiores, sendo gastas mais de 120 milhões de libras (330 milhões de reais) para trazer os meias Yaya Toure e James Milner, os defensores Jerome Boateng e Kolarov e os atacantes David Silva e Mario Balotelli, o que criou mais expectativas do que nunca para os torcedores dos Citizens.

Na primeira partida, o técnico Roberto Mancini usou uma formação com três volantes que não rendeu muito, o time só não foi derrotado graças às brilhantes defesas do jovem Joe Hart - o novo titular no gol da seleção inglesa e que deixou o experiente Shay Given na reserva do City. Para a segunda partida, os mesmos três volantes voltaram, mas em uma formação diferente.

A formação inicial das equipes

Mancini escalou o time no 4-2-3-1. De Jong foi o principal responsável pela marcação. Barry foi o segundo volante, mas com liberdade pra apoiar. Yaya Toure atuou mais adiantado pelo meio, da mesma forma que costuma jogar pela seleção da Costa do Marfim. Adam Johnson e James Milner começaram como titulares pelas pontas e o zagueiro Lescott foi improvisado na lateral esquerda.

Essa partida foi um belo exemplo de como o clássico 4-4-2 que o Liverpool usou leva desvantagem contra o moderno 4-2-3-1. Lucas e Gerrard estavam em minoria no meio-campo, contra De Jong, Barry e Yaya Toure. Quando os wingers centralizavam pra ajudar, o time ficava sem opções de ataque pelos lados. A dupla de ataque Fernando Torres e Ngog também não ajudou, mostrando pouco entrosamento. Ngog com suas limitações e Torres ainda em má fase. Com o capitão Gerrard muito recuado, o Liverpool não conseguia criar nada e o City dominava.

O primeiro gol do City, logo aos 13 minutos de jogo, deve ter deixado Fabio Capello contente: Adam Johnson lança Milner na linha fundo, que cruza rasteiro pro meio da área pra Barry, que completa pro fundo da rede. Adam Johnson deitou e rolou em cima de Agger, que não foi bem improvisado na lateral esquerda. Os Reds pouco fizeram pra mudar o panorama do jogo e dois gols de Tevez no segundo tempo fecharam o placar em 3x0.

Tevez, capitão do City comemora um de seus dois gols / Foto: Reuters

O Manchester City vence e convence, mostrando (pelo menos por enquanto) que a briga pelo título não vai ficar só na promessa. Por outro lado, o Liverpool não mostra sinais de melhora com o novo técnico Roy Hodgson e vai pelo caminho inverso, ladeira abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário